quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Primeiras Noções de C# - Console 2º Parte



     



 Olá a todos, muito bem vindos novamente, vamos então dar seguimento à segunda parte aonde abordaremos como o c# trabalha com tomadas de decisão e pequenas estruturas para o controlo e verificação de informação.

Bom vamos Imaginar que, bom já sabemos pedir informação ao User e já sabemos armazena-la em uma variável, agora pedimos que o User insira um numero para ser calculado com outro ou por qualquer razão pedimos que seja inserido um número, mas por engano foi introduzido uma letra, ora, já lhe digo que se for dessa maneira ao pressionarmos o botão Enter, o programa quebra e aparece um erro no VS, indicando um erro que diz respeito a isto.

Partindo desse pequeno problema vamos ver como se resolveria:

static void Main(string[] args)
{
int num1, num2, resultado;

Console.WriteLine("Digite o primeiro Número: ");
bool validarNum1 = int.TryParse(Console.ReadLine(), out num1);

Console.WriteLine("Digite segundo Numero: ");
num2 = int.Parse(Console.ReadLine());

if(validar == true)
{
    resultado = num1 + num2;
    Console.WriteLine("O resultado é: {0}",resultado);
}
else MessageBox.Show("Insira um número.");

Console.ReadKey();
}

No caso acima devemos adicionar uma variável do tipo bool, que só pode receber verdadeiro ou falso, no caso true ou false, excelente para resolver este tipo de situação uma vez que só deixamos o programa seguir se a variável do tipo bool receber true, caso contrario o else(se não), retorna uma mensagem de erro.

Mas também é muito importante não usar o método Parse e sim o TryParse, para que haja um teste do valor que foi inserido, depois usamos o out para indicar que a resposta certa por assim dizer do teste tem que ser num1, que já sabemos é do tipo int. Resumidamente a resposta do TryParse tem que ser um int, logo em seguida tratamos deste caso usando um if e condicionando a resposta de acordo com true ou false.

Outro assunto que gostaria de compartilhar é o TypeCasting, que é uma técnica usada para fazer uma pequena conversão de tipo de dado em seu código, o que na realidade é o seguinte, essa técnica faz com que um dado se pareça com outro, diferentemente de uma conversão explicita usada em por exemplos programas feitos em Windows Forms que veremos bem mais adiante. Para ilustrar o que disse segue um pequeno exemplo abaixo.

static void Main(string[] args)
{
int num1, num2;

Console.WriteLine("Digite o primeiro Número: ");
num1 = int.Parse(Console.ReadLine());

Console.WriteLine("Digite segundo Numero: ");
num2 = int.Parse(Console.ReadLine());


Console.WriteLine("O resultado de {0} / {1} é {2:N2}",num1, num2, (double)num1 / num2);


Console.ReadKey();
}

Na linha laranja observamos esta técnica no final aonde inserimos o tipo de variável que queremos converter no caso o double entre parenteses, pois numa divisão entre dois tipos inteiros o resultado nem sempre é outro número inteiro então convém "converter" o resultado, bem você deve estar se perguntando caro leitor o que seria {2:N2}, bom isso quer dizer que quero chamar a variável com o índice 2 que representa a divisão, e os dois pontos N2 indica quantas casas decimais quero que seja exibida.

Enfim já sabemos ate agora como fazer operações matemáticas simples, acredito que já seja possível você que esta iniciando conseguir fazer uma calculadora com as 4 operações, não precisa ser uma mega calculadora o importante é pegar o que se aprendeu e por em pratica todos os dias, eu acredito que tem que ficar obcecado com o que se esta a estudar ou fazer pois pelo menos para mim é uma maneira de se manter focado. Para o próximo post vamos abordar estruturas de repetição e controle. 

Até Pessoal.

- Visual Studio Download - 


Revisado por: Igor Santos IS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineradora de Bitcoins e Criptos de Graça - Ganhe Poder Jogando

                             Muito bem vindos caros leitores, venho hoje mostrar uma maneira muito fácil e simples de fazer mineraçã...